Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 11, 2007

Testemunho de Amamentação da Mamã Morgy

Olá, escrevi este post quando o Gabriel tinha 2 semanas:


ai as minhas maminhas.

Amamentar é difícil, amamentar é muito difícil.Gabriel abre bem a boca.

Vá não sejas preguiçoso, abre bem a boca.

Não me magoes Gabriel. Não me empurres. Não me dês murros. Não arranhes amãe. Abre bem a boca. Au! Porra!

Costumam ser assim os primeiros 5 a 10 minutos de cada mamada.

Está muito melhor, já foi assim pelo menos meia hora.

E eu sei que a culpa é toda nossa. Apesar de saber muito bem que nada de chuchas, nem tetinas, acabamosfacilmente por ceder à tentação.

Houve aquela noite que a mãe esteve sózinha na maternidade e já só conseguia acalmar-te com o dedo mindinho e acabou por pedir que lhe trouxessem uma chucha.

Depois houve aquele dia na maternidade em que a tua mamada foi saltada por causa do estúpido do banho. Já estavas muito sôfrego de fome e não havia forma de pegares.

Acabamos por te dar suplemento com tetina, porque com o copinho tu engolias muito ar.

Em casa, apresentamos-te até uma chucha nova, daquelas com o formato xpto para se parecer o mamilo da mãe. Só que o mamilo da mãe não é propriamente normal.

Na maternidade chamaram-lhe plano, como tal não tem aquele biquinho xpto.

E depois houve ainda aquele dia em que todos dormimos.

O bebé dormiu,a mãe dormiu e o pai dormiu.

Quando a mãe acordou já tinham passadou mas horas da tua hora de comer. Já estavas muito esfomeado e não pegavas.

Tirei leite com a bomba e nem pensei duas vezes, foi logo de biberão e andou.

Filhote, ainda estamos a aprender a ser pais.

Já banimos as chuchas todas, se bem que de vez em quando o teu pai ainda pense em ir buscar uma, vê-se logo que não se trata das maminhas dele!

Enfim... na maternidade foram buscar-me mamilos de silicone para ser mais fácil o bebé puxar o leite.

Na maminha direita, este apetrecho fez logo ferida, porque com ele tu mamavas só na pontinha. Deixei de usar e passaste a pegar muito bem.

Na maminha esquerda fizeste umas feridas ainda maiores, e tinha mesmo que usar o mamilo de silicone porque as dores eram imensas.

Cheguei mesmo a chorar de tantas dores. Com a ajuda do PureLan fui conseguindo largar totalmente os mamilos de silicone, as dores já eram idênticas com e sem aquilo.

Na maternidade as enfermeiras ajudaram-me imenso, até porque entretanto os problemas multiplicavam-se.

Não só os mamilos estavam em ferida, como o bebé começava a ter dificuldades a pegar e eu estava a começar com a subidado leite.

Para o bebé pegar foi necessário persistência, para a subida do leite o bebé tinha que me esvaziar as maminhas, o que implicava mamadas de uma hora ou mais, depois colocavamos gelo durante 15 minutos nas maminhas.

Para as feridas, era deixar as maminhas ao ar e colocar o PureLan.

Indicaram-me ainda que devia colocar discos de hidrogel Aquamed e o creme Cicamel.

Foi no dia que saimos da maternidade que tive a subida do leite.

As maminhas muito quentes e completamente infladas. Parecia que tinha posto silicone e iam rebentar a qualquer momento.

Foi esse o dia que compramos de urgência a bomba tira leite, mas não aconseguia usar. Fartamo-nos de procurar os discos Aquamed, mas não os encontravamos em farmácia nenhuma, o que valeu foram as duas anjinhas que foram lá a casa fazer uma visita rápida e acabaram a massajar-me as maminhas. Já tinha caroços e tudo.

A Cátia e a Pat puseram mãos à obra e com muita água quente, creme gordo e toalhinhas turcas resolveram o problema da subida do leite.

O Tiago acabou por descobrir que na chicco também haviam uns discos de hidrogel, e foi logo a correr comprar.

As maminhas começavam a sentir-se melhores.

Agora é esperar com paciência que os mamilos se regenerem e curem.

O Gabriel ainda não pega à primeira, como tal ainda dá umas sugadelas mal posicionadas de vez em quando.

Eu vou alternando entre cremes e discos de hidrogel.

O bicharoco já deve ter comido tanto leite comoPureLan, Cicamel e Bepanthene :) Quando ele pega bem, amamentar é até um prazer.

Ele não magoa nada e é uma sensação muito boa. Mas todo o resto do tempo sinto os mamilosdoridos.

Anseio pelo dia em que vou tomar banho e a água do duche e a toalha não me vão magoar.


----------------------------------------------------------


Agora que ele tem 5 meses posso acrescentar mais umas coisas :) Óbvio que a amamentação melhorou.

Os mamilos lá acabaram por sarar e o bebé começou a pegar sempre muitissimo bem, mas quando estamos no princípio, com todas aquelas dores e dificuldades, parece que não vaia cabar nunca e é assim que muitas mulheres acabam por desistir.

Foi com muito orgulho que amamentei em exclusivo durante 4 meses.

Sei que fiz o melhor para o meu filho e só tenho pena de não ter sido pormais tempo.

O gabriel já não mama, por diversas razões tive de secar o meu leite.

Secar o leite também não é pêra doce (secar com fármacos).

Inclui muitas náuseas, muitas enxaquecas e um cansaço tremendo.

E no meucaso, apesar dos comprimidos ainda tinha muito leite e estava a fazer uns pedregulhos gigantescos e dolorosos.

Enfim, já passou e estamos muito felizes lá em casa.

O gabriel às vezes sente a falta da maminha, mas não é propriamente do miminho da mama, é do doce que era o meu leite :) Tem dias que só bebe o suplemento com uma colher de papa. Felizmente que cheguei a congelar algum do meu leite.

Existem uma série de regras básicas para amamentar com sucesso: nada de chuchas e tetinas (pelo menos nos primeiros tempos), amamentar em regime livre (sempre que o bebé quiser e o tempo que ele quiser) e é muito importante amamentar de noite.

Mas acho que o principal é as mulheres saberem que amamentar pode ser muito difícil, e é uma aprendizagem tanto para a mãe como para o bebé. Não desistam. Se estiver a ser muito difícil peçam ajuda!

Foram muitos os posts sobre amamentação que escrevi no meu blog, podem encontrá-los aqui:


Obrigada pelo teu testemunho Morgy, parabéns pela tua perseverança.

A foto do Gabriel já está no cantinho dos "nossos" bebés

1 comentário:

Cláudia disse...

A mim assusta-me mais a amamentaçõ e as dores dos pontos (tive muitos na primeira gravidez) do que própriamente o parto...

Na minha amamentação tive dores HORRÍVEIS e não consegui amamentar mais de 1 semana. Ele não pegou porque na maternidade lhe deram o biberão para o calar e a mim não me ajudaram em nada nesse aspecto...

Enfim...
bjs grandes