Os Nossos Amigos

quarta-feira, outubro 10, 2007

Testemunho de Amamentação da Margarida

A semelhança do que aconteceu com os testemunhos de infertilidade, começo eu com o testemunho da nossa querida Margarida!!!!

As meninas que fazem parte do nosso grupinho do yahoo já devem conhecer este testemunho da Margarida, mas como gosto muito do texto dela faço questão de "abrir" estes testemunhos com este texto!!

Margarida, espero que não leves a mal ter "roubado" o teu testemunho!!!


Aqui fica o testemunho e algumas dicas da Mamã Margarida:


Não me considero nenhuma especialista neste assunto, mas sempre quis amamentar as minhas filhas, a Catarina "mamou" até quase aos 3 meses, mas muito mal, sempre com mamilos de silicone, tirando leite com a bomba e sempre com a ajuda do suplemento, correu muito mal mesmo.
Desta vez as coisas correram da melhor maneira, mesmo antes da Margarida nascer eu já tinha metido da cabeça que ela havia de mamar sem dificuldades, procurei informações e preparei-me para tal.
Quando a Catarina nasceu eu não lhe dei o peito imediatamente pois ela foi levada para o berçário e mamou suplemento , só de manhã lhe ofereci o peito, como ela estava habituada já à tetina do biberon não conseguiu agarrar o mamilo, foi um desespero.
Desta vez a Gui veio logo para a minha cama, o 1º. leitinho que bebeu foi o meu, não custou absolutamente nada a agarrar.
Como correu tão bem desta vez eu vou atrever-me a dar alguns conselhos que claro valem pelo que valem, é apenas o que eu aprendi e a minha experiência, mas pode vir a ajudar as futuras mamãs para não desistirem de amamentar os seus bebés.
Cada vez que vamos a dar de mamar verificar que a zona da areola (zona escura do peito a volta do mamilo) está macia. Se não estiver o bebe pode ter serias dificiltades em apanhar correctamente a mama e pode mamar mal e magoar a mãe alem de não se amamentar correctamente.


Se a areola não estiver mole:
1- colocar alguma coisa quente no peito . Aqui existem varias alternativas;tomar duche, mergulhar a mama numa tigela de àgua quente, colocar panos molhados em àgua quente.
2- Massajar o peito,fazendo circulos no peito començando perto das costelas e avançando para o mamilo numa espiral. sacudir o peito, (uns 5 min) às vezes isto é o suficiente para fazer començar a pingar o peito e assim a zona da areola fica mais mole.


Se o peito não começar a pingar podemos extrair um bocado de leite com as mãos.
Desta vez eu nunca usei a bomba, o nosso corpo pensa que é mais que um bebé e produz mais leite, ter leite a mais tb não é bom, pode encaroçar o peito se o bebé não mamar.
Paramos quando conseguimos fazer pingar o peito e a areola esta mais mole podemos colocar o bebe ao peito.
Depois a posição correcta da boca do bebe é muito importante.
A anca do bebe, o tronco e o pescoço devem estar alinhados (não conseguimos comer virando o pescoço de lado.
Podemos dar de mamar em qualquer posição, sempre que respeitemos o facto dele não ter o pescoço virado.
A boca do bebe deve estar muito aberta, caso contrário a mãe pode sentir dor.


A maneira de conseguir isto pode ser a seguinte: pegar no bebe e com o mamilo tocar no labio superior do bebe até ele abrir a boca e quando esta a boca aberta introduzir mama dentro da boca do bebe.
Os labios do bebe devem estar os dois virados para fora se não estiveram com o dedo corrigimos.
Se entretanto o bebé fechou a boca podemos podemos suavemente puxar o queixinho para abaixo.
No inicio da mamada podemos sentir alguma sensibilidade mas não devemos sentir esta dor ao longo da mamada caso continue a dor é porque o bebé está a agarrar mal o mamilo.
Devemos dar de mamar até o bebe ficar desinteresado, a parte final da mamada é onde está o leite mais gordo, logo o que alimenta mais.
Para retirar o bebe da mama, introduzimos o dedo pequenino na boca do bebe para quebrar o vacuo e assim proteger o mamilo.
Podemos então propor a outra mama (o bebe vai aceitar ou não e isto é com ele)
Outra maneira de esvaziar mais facilmente a mama é dar de mamar sem soutien (ou com o soutien de amamentação aberto )e enquanto damos uma mama deixar a outra pingar livremente assim alivia sem necesidade de extrair com bomba.
Relativamente frequência com que devemos dar de mamar eu nunca impus horas, mas depende de cada uma, na maternidade havia enfermeiras que não aconselhavam fazer as 3 horas, dar de mamar sempre que o bebé tivesse fome, coisa que eu sempre fiz, mas também havia outras que insistiam para as 3 horas.
A Margarida com o tempo "fez" o seu horário sem dramas e crises de choro, mas tal como disse isso parte de cada uma descobrir.
Para uma quantidade maior de leite devemos beber muitos liquidos, água, sumos, leite, etc, mas principalmente muita àgua.
Acrescento aínda que no inicio, na descida do leite é normal doer um pouco, mas passa ao final de pouco tempo.
Muita paciência e não dar ouvidos às pessoas, geralmente familiares mais velhos que dizem que o nosso leite não alimenta porque o bebé quer mamar muitas vezes, o nosso leite é o melhor que podemos dar ao nosso filho, a ansiedade, o medo e o cansaço é que prejudicam a quantidade do mesmo, quanto mais dermos de mamar, mais produzimos.
Principalmente confiar no nosso corpo e as suas capacidades.
Espero com este testamente ajudar e não ter baralhado aínda mais, mas é apenas a minha experiência e opinião que estou a expor.

3 comentários:

Margarida disse...

Já me deixaste com a lagriminha :)
Gostei tanto de reler o meu testemunho, a Gui ainda era tão bebé quando o escrevi.
Comigo a amamentação correu maravilhosamente bem e foi um sonho que se realizou.

bjs

PM disse...

Eu sabia que ias gostar de o reler!!! Fico feliz por ti!!!
Beijocas ENORMES

Moranguinha disse...

Conselhos sempre bons e que ajudam as cabecinhas das mamãs de 1.ª viagem como eu!
Ai que só me apetece ter já aqui o Rafa para disfrutar como tu!
Beijões meus e pontapés enormes do Rafa para ti Margarida!