Os Nossos Amigos

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Dicionário da Grávida - Letra A

Azoospermia
Causa de infertilidade masculina, se caracteriza pela ausência de espermatozóide no líquido seminal. Alguns casos são reversíveis.

Aborto
Interrupção da gravidez antes da 20ª semana. A partir daí, chama-se parto prematuro. Os sintomas podem ser percebidos pela mulher: dores nas costas, no abdômen e sangramento. Acontece quando a própria natureza se encarrega de expulsar os ovos incompatíveis ou se há abertura do colo do útero, antes do momento certo.

Aborto terapêutico
Interrupção da gravidez, recomendada pelo médico, quando o feto tem anomalias graves ou quando a gestação coloca em risco a vida da mãe.

Apresentação cefálica
Quando a cabeça do bebê está voltada para a bacia da mãe. É a posição ideal para o parto normal.

Aborto incompleto
Algumas partes do feto, ou material da placenta, ficam retidas no útero e o aborto não se completa. Por isso é necessário fazer uma curetagem. Dessa forma, previne-se o sangramento prolongado ou infecção.

Aborto retido
Ocorre quando uma gravidez pára de evoluir, causando a morte do embrião, e o organismo da mulher não inicia o processo de expulsão num prazo médio de duas semanas. Não há dor, sangramento ou qualquer sinal que sinalize o aborto.

Abstinência sexual
É recomendada durante a quarentena, para que o útero volte ao seu tamanho normal e também porque a vagina, após o parto, sofre uma descamação, o que a torna mais propensa a infecções. Se foi cesariana, os pontos internos levarão de 20 a 25 dias para serem absorvidos e por isso não se recomenda a relação sexual.

Acne
Pequenas manchas com ponta preta (cravos) que podem inflamar, transformando-se em espinhas. Causada pelo entupimento dos canais das glândulas sebáceas, aparece, na gravidez, em conseqüência de alterações hormonais. Importante limpar bem a pele, pela manhã e a noite, antes de deitar, usando sabonetes próprios ou géis, para diminuir a oleosidade. Depois, hidratar com produto específico.

Aerofagia
Excesso de ar no estômago prejudicando a digestão. Provocada pela mastigação errada dos alimentos, excesso de líquidos na refeição ou quando se come rápido demais. Para atenuar os sintomas, evite consumir refrigerantes, água gasosa e alimentos que fermentem.

Alergias
Reações alérgicas são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. Em vista disso, recomenda-se o uso de produtos hipoalergênicos e que tenham fator de proteção solar.

Alimentação equilibrada
Uma dieta equilibrada e rica em proteínas, cálcio, ferro é essencial na gravidez. Tudo que a gestante consome será absorvido pelo bebê, que precisa de todos os nutrientes para o seu desenvolvimento.

Alimentos construtores
São as proteínas, fornecidas pelas carnes, ovos, leite, feijão – responsáveis pela manutenção e crescimento do organismo e pela renovação de tecidos e células.

Alimentos energéticos
São os carboidratos fornecidos pelo açúcar, massas, pães, farinhas, raízes e tubérculos e os lipídios fornecidos pelas gorduras, manteiga, margarina, óleo vegetal – responsáveis pela energia do organismo.

Alimentos reguladores
A água, fibras, sais minerais e vitaminas presentes nas verduras e frutas garantem o bom funcionamento do organismo.

Alterações emocionais
O casal costuma ficar mais vulnerável emocionalmente durante esses nove meses, em especial a mulher, devido às mudanças hormonais. No pós-parto, ela ainda vai continuar sensível, mas logo depois tudo voltará ao normal. Se a sensação persistir, vale uma conversa com o médico.

Alterações da pele
Algumas mulheres apresentam manchas que desaparecem no final da 13ª semana. Outras, têm a pele seca. A pigmentação também pode provocar modificações cutâneas, assim como o cloasma, escurecimento sobre a testa e maçãs do rosto, que costuma ocorrer após a 16ª semana.

Amenorréia
Ausência de menstruação. Pode ser primária (mulheres que nunca menstruaram) e secundárias (mulheres que pararam de menstruar). No último caso, nem sempre é sinal de gravidez.

Amniocentese
Retirada de amostra do líquido amniótico para detectar malformações no feto, problemas ligados à incompatibilidade sangüínea entre mãe e filho, à maturidade dos pulmões e outras complicações. É feita entre a 14ª e a 15ª semanas, introduzindo-se uma agulha através da parede abdominal. O material recolhido segue para análise em laboratório.

Analgesia
O mesmo que anestesia. Alivia as dores do parto. As mais usadas são a raquidiana, peridural e a combinada, (combinação das outras duas).

Anemia
Os sintomas são muitos: cansaço, falta de apetite, vertigens, insônia, dor de cabeça, palpitações, dificuldade de concentração, palidez, unhas e cabelos quebradiços. Uma alimentação rica em ferro e cápsulas do próprio mineral costumam resolver.

Anemia falciforme
Anemia hemolítica crônica e hereditária, que afeta, principalmente, a população negra. É uma doença que altera os glóbulos vermelhos e decorre de um defeito na molécula de hemoglobina.

Anexite
Inflamação dos ovários e/ou das Trompas de Falópio, também conhecidas como tubas uterinas.

Anoxia neonatal
Falta de oxigenação no cérebro do bebê. Pode levar a seqüelas graves como paralisia cerebral ou outros problemas neurológicos, caso não seja tratada, assim que o bebê nasce.

Ansiedade
É uma resposta normal diante, por exemplo, de uma crise ou uma incerteza. É diferente do medo, resposta emocional a uma ameaça ou risco conhecido, e geralmente externo. Na gestante, que passa por tantas situações novas, é bastante comum.

Anticonceptivos
Métodos para evitar a gravidez. Dividem-se em: naturais (calendário, temperatura, muco cervical, coito interrompido); métodos de barreira (preservativos masculino e feminino, diafragma, espuma, cremes e comprimidos vaginais, espermicidas; anticoncepção hormonal (oral, injetável, implantes); DIU - dispositivo intra-uterino; esterilização (feminina ou masculina); contracepção de emergência (pílula do dia seguinte); conduta (abstinência).

Apalpação abdominal
Exame normalmente feito em todas as consultas do pré-natal. O médico verifica o fundo ou a parte superior do útero para saber o tempo da gestação e a posição do feto.

Apgar
Teste que avalia o estado de saúde do recém-nascido, através de uma escala de zero a 10. É realizado duas vezes: a primeira, no primeiro minuto de nascido e a segunda, cinco minutos depois.

Apresentação pélvica
As nádegas do bebê estão voltadas para a bacia da mãe, ou seja, o bebê está sentado. Nestas condições, o parto normal é possível, mas os médicos preferem optar pela cesária, para evitar maiores complicações.

Aréola
É a parte escura do peito, ao redor dos mamilos, onde existem terminações nervosas que levam à liberação das substâncias responsáveis pela produção e saída do leite. Quanto mais a aréola é estimulada, mais leite é produzido.

Assoalho pélvico
Feixe de músculos que sustenta o útero, bexiga, e os intestinos. A gravidez e o peso do neném provocam um afrouxamento e o estiramento dessa musculatura, conseqüentemente, a gestante se sente mais pesada ou com dificuldade de reter a urina, provocando o escapamento quando tosse ou espirra.

Azia
Aparece mais à noite, pois a posição deitada favorece a volta do conteúdo do ácido do estômago ao esôfago. Jante cedo, sentada ou inclinada para trás. E evite excesso de líquidos, pratos gordurosos ou ácidos, saladas com muito vinagre e frutas ácidas nas refeições.

Anticorpos
Proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta a um agente agressor (antígeno). Todos os anticorpos são imunoglobulinas que se combinam com antígenos para sua destruição ou controle, proporcionando proteção contra infecções por vírus.

1 comentário:

Nany disse...

Adorei ;) Quando chegar ao Z tens de editar em livro.
Bjks