Os Nossos Amigos

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Grávida, muito mais bonita


Cuidar de rosto, corpo e cabelo durante a gestação não é tão simples quanto parece. Alguns produtos podem prejudicar o desenvolvimento do feto; outros, causar alergias na futura mamãe. Na dúvida, melhor consultar o obstetra ou um dermatologista para saber o que deve ou não ser usado. Mais tranqüilidade para você e muito mais beleza também.

Ganhar alguns quilos durante a gravidez é inevitável. E, com eles, estrias e celuluites, conhecidas inimigas da mulher. A pele, igualmente, se ressente, com o aparecimento de manchas e, em alguns casos, de acne mesmo em quem nunca teve sinais de oleosidade no rosto. Inchaços e varizes são outros vilões da beleza que costumam marcar presença nestes nove meses. A boa notícia: tudo tem tratamento.

PELE

Proteção diária
A prevenção ainda é a melhor forma de evitar o aparecimento de melasmas, nome dado às manchas escuras que podem surgir no rosto e se transformam em um dos piores problemas estéticos que a mulher enfrenta nessa fase. Mas, se desde o começo você usar, diariamente, um bom filtro solar, com FPS de 15 a 30, até mesmo em casa ou no trabalho, sua pele ficará bem protegida. Na praia, piscina ou ao ar livre, passe o produto e reaplique a cada duas horas, em caso de suor intenso ou de exposição prolongada ao sol. Dica
Ao escolher o protetor solar, prefira os que contêm substâncias físicas, não absorvidas pela pele, como o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Seu dermatologista irá indicar a fórmula adequada a você. Limpeza e esfoliação
Além da proteção, a limpeza cuidadosa é outro passo fundamental. Limpar, tonificar e hidratar: o ritual diário de beleza. Sempre pela manhã e à noite. Use um sabonete líquido, seguido de um tônico e de um creme hidratante para ter um rosto macio e prevenir rugas precoces.

De uma a duas vezes por semana é indicada uma esfoliação, que vai promover a aceleração da renovação celular, ajudando a clarear a pele, eliminar células mortas e na absorção dos produtos de tratamento. Como o esfoliante deixa a pele mais fina, o filtro solar torna-se mais indispensável ainda na prevenção das manchas.

Manchas, não!
Na gravidez, há um estímulo hormonal contínuo, que acelera o aparecimento de novas manchas e contribui para o aumento das pré-existentes. Para amenizá-las, você pode utilizar produtos com substâncias químicas, como o ácido azelaico 10-20%, o ácido fítico ou kójico 1-3%, biowhite, além da vitamina C, que também tem ação clareadora.

Há opções entre fórmulas prontas ou preparadas em farmácias de manipulação. De qualquer maneira, só passe clareadores após a consulta a um dermatologista. Isto porque a maioria deles contém ácido retinóico ou vitamina A, componentes proibidos para grávidas, pelos riscos que apresentam ao desenvolvimento do feto. Convém evitar, ainda, outras substâncias de efeito clareador, como a hidroquinona e o ácido glicólico, principalmente em concentrações elevadas.

Os peelings químicos também estão contra-indicados. Melhor substituí-los pelo de cristal ou pela microdermoabrasão, um procedimento mais superficial e de ação mecânica. Quanto ao laser, esqueça durante os nove meses; não há estudos que comprovem sua segurança.

Acne: quem corre o risco?
Impossível prever. Tanto pode surgir pela primeira vez, nessa fase, como não atingir mesmo as mulheres que sofreram muito com ela na adolescência. A origem está no androgênio, um hormônio masculino produzido pela placenta e que estimula a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele em até 60%. O excesso de gordura pode obstruir o folículo, causando uma infecção e, com isso, o aparecimento da acne.

A higiene adequada do rosto vai ajudar a prevenir e mesmo tratar, mas não evita que o problema aconteça. O ideal é controlar a oleosidade com sabonetes, tônicos e secativos indicados pelo dermatologista. Muitas vezes, o médico pode recomendar, também, uma limpeza de pele profissional, que irá drenar os folículos e evitar inflamações. Se não for tratada, a acne inflama e deixa marcas, especialmente na gestação, pela maior propensão às manchas.

Dica
Evite o excesso de sol e não use produtos à base de óleo no rosto. Em vez de cremes, escolha fórmulas em gel, loção ou spray.



UNHAS

Costumam quebrar-se facilmente ou formar estrias e rachaduras, especialmente se você estiver anêmica. Alterações da glândula tireóide, como o hipotireoidismo, também causam enfraquecimento das unhas. Antes de comprar um produto fortalecedor, fale com seu médico: a maioria das composições contém formol, que é prejudical ao bebê.

O tratamento adequado é a reposição oral de ferro e ácido fólico, que tratam da anemia, além da ingestão de vitaminas e minerais. Tudo, claro, sob a orientação do seu ou obstetra, que irá prescrever o tempo e a dosagem ideais.

CABELOS

Mesmo com uns quilinhos a mais e podendo sentir-se desajeitada e preocupada com as novas medidas, a grávida é sempre bonita. O cabelo, por exemplo, tende a cair menos, ficando mais cheio e volumoso devido a alterações hormonais do período, que mantêm os fios em permanente fase de crescimento. Além de força, ganham brilho extra.

Já no pós-parto, os fios costumam cair. E muito. Em alguns casos, a queda pode se estender por até cinco meses. Dietas para emagrecer, rapidamente, nessa fase, além de perigosas, só pioram o sintoma, pois a carência de minerais e proteínas dificulta ainda mais o crescimento do cabelo.

Geralmente, os obstetras desaconselham colorações, permanentes ou alisamentos, durante o primeiro trimestre. Nesta fase, o feto fica mais sensível aos efeitos tóxicos das substâncias usadas nestes processos químicos. Mas cada obstetra tem uma opinião sobre o assunto. De qualquer forma, melhor não arriscar, principalmente na utilização de fórmulas à base de acetato de chumbo.

A escova progressiva também é contra-indicada, mesmo se feita com produtos autorizados pela vigilância sanitária, em geral, contendo baixas concentrações de formaldeído. Entre os efeitos conhecidos até o momento, estão as alergias, dermatites de contato, a asma, seborréia e queda de cabelo, entre outros. Para quem já tem histórico de alergia, o quadro pode se agravar mais.

CELULITE

A propensão é maior, pelo acúmulo de gordura e pela retenção de líquido. Mas os tão indesejáveis furinhos, que deixam a pele com aspecto de casca de laranja, serão combatidos ou suavizados com alguns tratamentos, como a drenagem linfática. Ela ativa a circulação, melhorando a irrigação dos tecidos e contribuindo para a eliminação de líquidos e toxinas. `Processos mais agressivos, à base de medicamentos, como a intradermoterapia, ou a carboxiterapia, que utiliza gás carbônico, devem ficar para depois do desmame do bebê.

ESTRIAS

As listras rosadas ou esbranquiçadas na pele costumam ser as vilãs mais temidas durante a gravidez. Um tratamento preventivo evita o aparecimento de novas estrias, caso você já tenha alguma. Assim, cremes hidratantes e emolientes viram verdadeiros trunfos, ao deixarem a pele mais umedecida e preparada para a distensão que vai acontecer durante os nove meses, com o aumento de peso e o crescimento da barriga. Em alguns casos, mesmo usando esses produtos, as estrias podem surgir: a predisposição genética e o ganho exagerado de peso duplicam as chances de que elas apareçam.

FLACIDEZ

Contra ela, as melhores armas são: exercícios físicos e um cardápio saudável, engordando na média recomendada pelos obstetras: 1 kg por mês. Hidratar e ativar a circulação da pele através de tratamentos como endermologia ou drenagem linfática também contribuem para manter a pele mais firme e os músculos tonificados.

INCHAÇO

A tendência à retenção de líquidos pode ser combatida, primeiramente, pela dieta. A grávida precisa seguir uma alimentação equilibrada, cortando o excesso de sal, além de aumentar a ingestão de líquidos: no mínimo dois litros por dia. Para reduzir os inchaços e dar uma sensação geral de bem-estar, recomenda-se a drenagem linfática, desde que fora da área do abdômen.

SEIOS

Maiores e mais firmes, pedem uma hidratação permanente e o uso regular de sutiã com boa sustentação. Não é hora de pensar em qualquer tratamento: fica para depois da amamentação.

VARIZES

Na gestação, problemas vasculares podem se acentuar, principalmente em quem já tem qualquer predisposição. A caminhada regular e medidas como manter as pernas elevadas sempre que possível, evitar saltos altos e usar meias elásticas ajudam a minimizar o desconforto. Os tratamentos também ficam para depois que o bebê nascer.

DEPILAÇÃO, BANHO DE LUA, PIERCINGS, TATTOOS & CIA

A depilação com cera quente tende a piorar o aparecimento de manchas decorrentes de hiperpigmentação pós-inflamatória, como foliculites e pêlos encravados. Melhor optar pela cera fria, até porque o uso do laser não é indicado nessa fase.

Outros recursos estéticos, como o clareamento de todos os pêlos do corpo, conhecido como banho de lua, deve ser evitado, principalmente no primeiro trimestre. Já para as futuras mães que preferem ficar bronzeadas sem sol, não há riscos no bronzeamento artificial a jato. A pele não absorve a substância pigmentante, a diidroxiacetona.

Técnicas de micropigmentação de olhos ou sobrancelhas, por exemplo, além de tatuagens, só alteram a camada mais externa da pele. Mas é bom ter atenção, pois qualquer substância aplicada na pele, nunca utilizada antes, pode provocar uma reação alérgica, mesmo fora da gravidez. Não há estudos que comprovem o risco ou segurança durante a gestação. Na dúvida, melhor não arriscar.

Já os piercings podem ser mantidos, exceto os de umbigo. Isso porque há uma pressão local com o crescimento da barriga e, em alguns casos, o risco de formação de hérnia na região. Vale lembrar que qualquer procedimento invasivo (mesmo em menor grau), ainda que muito desejado, não é ideal nessa fase. Por isso, melhor deixar para depois o que pode ser adiado.

CINCO DICAS DE BELEZA



  • Use filtro solar e hidrate a pele duas vezes ao dia, principalmente na barriga, seios e coxas.

  • Evite engordar muito. Além de comprometer a saúde de mãe e bebê, quem ganha muito peso (acima de 13 kg no total da gravidez), terá mais dificuldade durante o parto e vai demorar a voltar à antiga forma depois.

  • Siga uma dieta equilibrada, evitando a tendência a comer por dois.

  • Beba muito líquido. Não só água, mas também chás, sucos de frutas e água-de-coco.

  • Faça drenagem linfática; é um dos melhores tratamentos para grávidas. Combate a retenção de líquidos, ativa a circulação e, conseqüentemente, reduz os inchaços.

Fonte: TopBaby

1 comentário:

free browny disse...

belas dicas ;)
dão sempre tanto jeito!!
pk não actualizam a listinha das barriguinhas??
keria ver se já estava no TOP 10 ;)
venho todos os dias espreitar!!
jokinhas grandes
filipa & tomás