Os Nossos Amigos

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Terapias não-convencionais II



NO PARTO:

Acupunctura

Acupunctura significa literalmente “espetar agulhas” e designa a prática de inserir agulhas muito finas na pele com a finalidade de estimular pontos específicos (acupontos) provocando ou não apenas um pequeno desconforto. Estes pontos são estimulados para equilibrar o movimento de energia no corpo, ou segundo a bioquímica, para estimular as endorfinas (substâncias naturais que eliminam a dor).

A acupunctura é uma terapia alternativa que pode ajudar a grávida a relaxar o corpo e a mente durante o parto. A procura desta técnica está a crescer, mas a falta de informação, o medo das agulhas e a não-aceitação por parte da maioria dos hospitais portugueses são alguns dos obstáculos a esta técnica milenar.

A acupunctura pode ser utilizada para acelerar o trabalho de parto, diminuir as dores de parto e até facilitar a rotação do bebé quando este se apresenta numa posição incompatível.

Pedro Choy, presidente da Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas (APADA), não tem dúvidas acerca das vantagens da acupunctura no parto e acredita que é por falta de informação que as mulheres não solicitam mais vezes esta técnica. Segundo ele, o parto é acelerado, durando cerca de 2 a 3 horas desde o início das contracções até à expulsão. Todas as grávidas podem optar por um parto sem dor através da acupunctura, pois esta técnica não tem quaisquer efeitos secundários, ao contrário de outros fármacos muito utilizados durante o trabalho de parto, como por exemplo a epidural. A acupunctura induz o relaxamento, reduz o estado de ansiedade e diminui a dor.

Existem dois pontos que foram referidos como aceleradores do trabalho de parto, um localizado na mão e outro acima do tornozelo. O ponto intestino grosso 4 (Ho-Ku) está localizado nas costas da mão, na rede muscular entre o polegar e o dedo indicador; o ponto Baço 6 (San-Yin-Chiao) situa-se um pouco acima da face interna do tornozelo. Existe ainda um ponto localizado na raiz da unha do dedo mínimo do pé, que permite posicionar correctamente a cabeça do bebé no colo do útero.

Através da acupunctura, as dores do parto podem ser eliminadas em cerca de 98%, por isso, é apenas importante escolher um terapeuta devidamente formado e credenciado para a assistência durante o trabalho de parto e obter a autorização da instituição onde este se vai realizar.

Homeopatia

Diversos remédios podem ser usados durante o parto para aliviar a dor, dependendo do estado emocional e físico da mãe. Por exemplo A Coffea e a Belladona, são indicados para contracções muito violentas e dolorosas. Para acelerar um trabalho de parto lento, o homeopata pode sugerir Secale ou Pulsatilla.

Fitoterapia

Para tensão e dor, com contracções curtas e agudas, ou um colo que não dilata, pode indicar-se erva-de-são-cristóvão azul, cramp bark, inhame-silvestre ou folhas de framboesa em chá ou em tintura. Para acelerar um parto lento, pode usar-se chá de folhas de framboesa com um misto de erva-de-são-cristóvão preta ou azul e gengibre.

Hipnoterapia

A auto-hipnose, ensinada em 5 a 10 sessões em grupo antes do parto, reduz a percepção da dor em cerca de um terço, mas pode por vezes resultar em partos completamente indolores. Também acelera em cerca de um terço o parto.

Reflexologia

A reflexologia encoraja a calma e o relaxamento, reduzindo o desconforto e acelerando o parto. Estudos sugerem que se obtêm partos mais rápidos e bons níveis de alívio da dor.

Aromaterapia

A aromaterapia pode ser 60-70% eficaz na redução da dor no parto, utilizando óleos de alfazema, salva e erva-cidreira.

Cromoterapia

O vermelho (a cor da energia) pode fortalecer contracções fracas e assim acelerar um parto lento. A mãe deve vestir calças vermelhas, pois o efeito estimulante geral da luz vermelha pode ser demasiado para o bebé. O ambiente do nascimento deve ter cores e luzes cor-de-rosa quente e azul-pálido, pois são cores calmantes.

Sem comentários: