Os Nossos Amigos

segunda-feira, março 31, 2008

Dicionário da Grávida - Letra D


Doulas
Mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Dor abdominal contínua
Sinal de alguma complicação, possivelmente o descolamento prematuro da placenta. Avise logo ao obstetra.

Deficiência da fase lútea
O endométrio não tem a capacidade de fixar o óvulo fecundado. O tratamento é feito com progesterona ou com medicamentos indutores de ovulação.

Dentes
É folclore a idéia de que a gravidez deixa os dentes mais fracos. O aumento de cáries, na gestação, é conseqüência de alterações na dieta e à presença de placa bacteriana devido a uma limpeza inadequada dos dentes ( má escovação ou escovação incompleta). Devido aos hormônios da gravidez, a gengiva pode tornar-se mais sensível e para tê-las sadias, basta manter os cuidados diários com a higiene bucal e visite regularmente o dentista.

Dequitação
Terceiro e último estágio do trabalho de parto. Logo após o nascimento, as contrações continuam, de forma mais branda e decrescente. Nessa fase o útero vai expelir a placenta e os restos da bolsa amniótica.

Descolamento prematuro da placenta
Ocorre quando a placenta se solta parcial ou completamente da parede uterina, antes da hora certa, ou seja, no momento do parto. Em alguns casos, pode haver sangramento leve ou mesmo intenso e escuro. O sintoma mais comum é uma dor abdominal forte e contínua.

Desejo
Entremeada por sentimentos de euforia e insegurança, a gravidez pode, ao mesmo tempo, fazer com que a mulher se sinta fortalecida ou fragilizada. Os desejos, como a vontade de comer frutas raras a certa hora da madrugada, são expressivos sinais dessas famosas contradições.

Diabetes
Mesmo que nunca tenha apresentado qualquer sintoma da doença, a mulher pode adquiri-la durante a gravidez. Isso, porque, nessa fase, o organismo não produz insulina suficiente para digerir os carboidratos. O médico vai recomendar exercícios específicos e uma dieta equilibrada.

Diafragma
Método contraceptivo de barreira que consite em uma pequena capa de borracha ou de silicone que deve ser colocada na vagina pela mulher antes da relação sexual, de tal modo que obstrua a entrada (colo) do útero. Pode ser lavado e reutilizado várias vezes. Para maior eficiência, deve ser usado com um creme espermicida e colocado de 15 a 20 minutos antes da relação e pode ser retirado 6 a 8 horas depois.

Diarréia
Causada pela ingestão de alimentos gordurosos, intoxicações ou mesmo estresse. Para evitar que o corpo se desidrate, beba bastante líquido e siga uma dieta adequada. Caso os sintomas persistam, comunique ao obstetra.

Dieta
Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial na gravidez. Abuse das frutas, verduras e dos legumes em um cardápio variado e livre de frituras. Peça orientação médica e controle o peso para não engordar acima da tabela. Além do risco de estrias e flacidez, o excesso de peso pode trazer danos à mamãe a ao bebê.

Dilatação
Chegou a hora! Durante as contrações, o colo do útero se encurta. E à medida em que elas aumentam de intensidade e freqüência, ele se abre para que a cabeça da criança passe, sem maiores dificuldades. É necessário haver, no mínimo, 10cm de dilatação para garantir a saída tranqüila do bebê.

DIU
Método contraceptivo mecânico. Um dispositivo de plástico com cobre ou progesterona, em forma de T ou 7 que é colocado dentro do útero, impedindo a passagem do espermatozóide e a nidação (implantação) do ovo no endométrio.

Documentação
Exames, receitas, diagnósticos e requisições do médico devem estar sempre juntos em uma pequena pasta, ao alcance da futura-mamãe. Em casa, em uma viagem, nas emergências ou na hora de ir para a maternidade, esse conjunto de informações poderá ser aproveitado.

Dopplervelocimetria
Exame que mede o fluxo sanguíneo do bebê, e da mãe para ele. O binômio placenta/feto é analisado com muita precisão. Exame indicado na rotina do pré-natal, por pelo menos duas vezes, nas gestações sem qualquer complicação e com maior freqüência nas de alto-risco.

Dor de cabeça
Calor, estresse, viagens cansativas, poluição, costumam causar dores rápidas. Atenção: se elas forem contínuas, você sentir a visão turva, inchaço nas mãos e nos pés, procure seu médico: há riscos de hipertensão ou toxemia gravídica.

Dores do parto
Durante o trabalho de parto, as contrações provocam pequenos bloqueios na oxigenação da musculatura uterina. A dor pode ser mais ou menos intensa, dependendo da tolerância de cada mulher.

DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis
Na grávida, é fundamental o diagnóstico precoce, pois se for constatada alguma dessas enfermidades, há como se fazer o tratamento sem causar danos à boa formação do feto.

Ducto lácteo
Pequenos canais que transportam o leite produzido no tecido glandular do peito da mulher, leite este que irá mais tarde atingir o mamilo.

Duração da gestação
Uma gestação normal dura 40 semanas, ou dez meses lunares de 28 dias. Pelos meses solares - que variam de 28 a 31 dias, contam-se nove meses ou então 280 dias - contando a partir do primeiro dia da última menstruação.

Dor na coluna
Conforme a barriga cresce, o corpo da grávida se desloca para trás. As mudanças na postura e no modo de andar causam dor e desconforto na parte baixa das costas. Os sintomas aparecem, em geral, lá pelo 6º mês, mas podem ser aliviados com alguns exercícios específicos. Sentar-se com as costas retas ajuda muito.

Sem comentários: