Os Nossos Amigos

sábado, abril 12, 2008

Clamídia pode causar infertilidade


A clamídia, a doença sexualmente transmissível que mais pessoas afecta no mundo, pode provocar infertilidade, tanto nos homens como nas mulheres, de acordo com um estudo desenvolvido em Espanha que envolveu 143 participantes.

O professor catedrático de genética, da Universidade Autônoma de Madri, Jaime Gosálvez, co-autor da pesquisa, desenvolveu, em colaboração com investigadores do Hospital Juan Canalejo de La Coruña (Espanha), uma técnica que prova a correlação entre a clamídia e a infertilidade.

O resultado da investigação será publicado na "Fertility and Sterility", mas foi já apresentado na Conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e revelou que o sémen dos homens afectados pela bactéria Chlamydia trachomatis apresenta graus de fragmentação de ADN que variam entre os 35% e os 45%. Em pessoas sem a doença, esses níveis são de aproximadamente 15%.

Apesar de os homens afectados com clamídia apresentarem uma fragmentação do esperma três vezes superior à de um homem saudável, a infecção decorrente não provoca sintomas nem altera os parâmetros de concentração, morfologia e mobilidade do sémen e dos espermatozóides.No entanto, depois de terem sido medicados com antibiótico durante três a quatro meses, os homens infectados conseguiram uma regeneração parcial do esperma, existindo mesmo a hipótese de recuperarem a fertilidade.

Segundo o cientista, a descoberta é importante tanto por causa da quantidade de pessoas afectadas pela bactéria (dois terços das mulheres e metade dos homens do mundo) como pela dificuldade em sua detecção.A infecção por Chlamydia trachomatis surge por contacto sexual desprotegido e o local da infecção depende do tipo da relação sexual que originou o contágio. No homem, aparece corrimento uretral escasso e ardor mais ou menos intenso ao urinar, sintomas estes mais frequentes de manhã.

Na mulher, na grande maioria dos casos, a infecção não produz sintomas, podendo ocasionar corrimento ligeiro. No entanto, se a infecção não for tratada a tempo, pode alastrar, ocasionando uma inflamação nas trompas e nos ovários, que pode originar infertilidade.A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em todo o mundo, surjam cerca de 250 milhões de novos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), por ano.

Destes, cerca de três milhões são infecções por clamídia.
Fonte: Farmacia.com

Sem comentários: