Os Nossos Amigos

quinta-feira, abril 10, 2008

Pronta para o segundo?


Um intervalo inferior a 12 meses entre um parto e a concepção seguinte aumenta os riscos de parto pré-termo.


Um intervalo muito curto ou muito longo entre a gravidezes aumenta os riscos de parto pré-termo e de problemas de saúde para o bebé.
Numa investigação recente de uma equipa da Universidade de Washington (mais concretamente do seu Centro de Investigação para o Parto Pré-termo) foram avaliadas mais de 156 mil mulheres que tiveram dois partos entre 1989 e 1997.
Foram tidos em conta os intervalos entre as duas gravidezes, a forma como decorreu o segundo parto e a saúde dos segundos filhos.
Os investigadores concluiram que:
- Um intervalo de menos de seis meses ente um parto e a concepção seguinte aumenta 41 por cento o risco de parto pré-termo (antes das 35 semanas de gestação).
- Um intervalo entre seis e 12 meses aumenta 14 por cento o risco de parto pré-termo.
- Um um intervalo entre 12 e 18 meses não implica risco aumentado de parto pré-termo.
Emily DeFranco, a médica que liderou a pesquisa, aconselha as mulheres a esperar pelo menos 12 meses ente um parto e a predisposição para engravidar novamente.
Torna-se ainda mais importante seguir este conselho, no caso das mulheres que tiveram um parto pré-termo anteriormente.
Para essas, os riscos são ainda mais elevados.
Engravidar com menos de um ano de intervalo aumenta os riscos de parto pré-termo pois não há tempo suficiente para o organismo da mãe recuperar, a nível, nutricional, da gravidez anterior.

As conclusões deste estudo foram publicadas no American Journal of Obstetrics and Gynecology.


1 comentário:

Rj disse...

Eu esperei quase 3 anos para engravidar de novo, penso que seja o ideal. Vamos lá a ver como vai correr com 2 em casa :)