Os Nossos Amigos

domingo, janeiro 18, 2009

Estudo: Fumar na gravidez afecta tiróide de mãe e filho


Fumar durante a gravidez pode prejudicar o funcionamento da glândula tiróide da grávida e do feto, de acordo com um estudo britânico publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.


As conclusões indicaram que as alterações no funcionamento da tiróide «podem afectar o metabolismo da mãe e do filho, e aumentar os risco de aborto, nascimento precoce, baixo peso ao nascer e problemas de desenvolvimento cerebral do bebé», avançou o UOL.

Foram acompanhados os casos de dois grupos de mulheres em diferentes fases da gravidez (1428 no primeiro grupo e 927 no segundo), bem como um grupo de 618 bebés recém-nascidos.

Os investigadores estudaram a influência do fumo na função da tiróide e o impacto nos níveis da hormona tiroideia no cordão umbilical.

«Nos dois grupos descobrimos que o tabagismo durante a gestação está associada a mudanças nos níveis da hormona tiroideia das mães», disseram os autores. «A medida dos níveis da hormona tiroideia no cordão umbilical de filhos de fumadoras indicou que as mudanças relacionadas com o fumo na função da tiróide também afectam os recém-nascidos».

As mulheres que pararam de fumar durante a gravidez apresentaram níveis da hormona tiroideia semelhantes aos das mulheres não fumadoras, indicando que as alterações na tiróide poderão ser revertidas rapidamente.
Fonte: DD

Sem comentários: