Os Nossos Amigos

quinta-feira, janeiro 15, 2009

O perigo de fumar em casa (ainda que só na janela)


Mesmo fumando à janela está a poluir a sua casa e a sujeitar os seus filhos a substâncias nocivas. Sofás, tapetes e cortinas tornam-se reservatórios de substâncias cancerígenas e metais pesados.

Um estudo publicado no último número da revista americana Pediatrics revela as partículas tóxicas presentes no fumo do cigarro acumulam-se dentro de casa, mesmo quando se está à janela, pois há sempre fumo que entra.

Na roupa de quem fuma e de quem está ao pé, nas cortinas, nos tapetes, nos sofás estão presentes, nas casas onde há um fumador substâncias tão nocivas como: amoníaco, monóxido de carbono, cianeto de hidrogénio (presente em armas químicas), arsénico, cádmio e polónio 210.

Ou seja as crianças que gatinham no tapete, que se apoiam nos sofás, que se penduram nas cortinas e que levam tudo à boca estão a ingerir substâncias cancerígenas, metais pesados, produtos tóxicos.
Problemas respiratórios e alergias , para não falar de doenças mais graves a longo prazo, podem ter origem nestas substâncias.

Fumar em terceira mão
Os investigadores do MassGeneral Hospital for Children, em Boston, alertam os pais para esta forma de expôr as crianças aos malefícios do tabaco, a que chamaram «fumar em terceira mão». Se evitamos que os nossos filhos estejam junto de pessoas que estão a fumar, também devemos evitar que os espaços onde habitam estejam sujeitos ao fumo do tabaco.

Todos sabemos como as roupas se impregnam com o fumo quando estamos numa sala onde alguém está a fumar. O mesmo acontece com os sofás, tapetes e cortinas. E o mesmo acontece no carro, por exemplo. Não estamos a expôr os nossos filhos ao fumo apenas quando fumamos ao pé deles.

Sem comentários: