Os Nossos Amigos

sábado, fevereiro 21, 2009

O relógio biológico dos homens


Pensava que só as mulheres tinham de se preocupar com o declínio da fertilidade? Não. Os homens também têm o seu relógio biológico.

A fertilidade masculina sofre um declínio com a idade e as probabilidades de gerarem uma criança com problemas congénitos também cresce para os homens à medida que os anos passam. Alguns estudos estabeleceram uma ligação entre as taxas de certos problemas graves, como esquizofrenia e autismo, e a idade mais avançada dos pais -que não era tão avançada quanto isso, pois situava-se na casa dos 40.
Um estudo realizado na Universidade de Washington mostrou que, com o envelhecimento, começa a haver danos no DNA dos espermatozóides.

Num centro de investigação em Nova Iorque, uma equipa de médicos está a estudar o quanto a fertilidade masculina decai com idade. Depois dos 30, os níveis de testosterona descem cerca de um por cento por ano. Por isso, o declínio na fertilidade começa muitas vezes antes da chamada «meia idade».

A boa notícia é que o estilo de vida é determinante para os níveis de fertilidade e a qualidade do esperma. Sabe-se por exemplo que homens obesos ou com excesso de peso têm mais problemas a esse nível. Por esta razão, os especialistas aconselham os homens que estão a adiar a paternidade, para terem mais cuidados com a sua saúde, fazerem uma dieta equilibrada e praticarem exercício físico.


O que fazer para promover a fertilidade?
  • Perca peso, se está acima do seu peso ideal.
  • Evite banhos de imersão muito quentes. O calor prejudica a qualidade do esperma.
  • Reforce a dieta com frutas e vegetais, pois a deficiência de algumas vitaminas também pode afectar a fertilidade masculina.
  • Evite o álcool. Mesmo pequenas quantidades, se consumidas regularmente, podem fazer baixar a quantidade de espermatozóides, logo as hipóteses de concepção.
  • Deixe de fumar. O tabaco condiciona a quantidade, a durabilidade e a mobilidade dos espermatozóides. Deixe de fumar.
  • Se costuma andar de bicicleta, deixe-se disso. O contacto prolongado do selim no períneo pode prejudicar a circulação sanguínea numa zona crucial.
  • Se aprecia, coma muitas ostras. Para além do poder afrodisíaco que lhes é atribuído, uma coisa é certa: são ricas em zinco, um nutriente que promove a produção de esperma e testosterona.

Sem comentários: