Os Nossos Amigos

sexta-feira, abril 03, 2009

Regresso ao útero



Banheira ergonómica oferece calma aos bebés, desde o nascimento, recriando regresso ao útero materno.

Criada na Holanda há cerca de 10 anos, por especialistas em desenvolvimento infantil, a banheira Tummy Tub recria o ambiente do útero materno. Por isso, dizem os especialistas, proporciona uma experiência de calma e tranquilidade aos bebés.

A banheira pode ser usada desde o nascimento e é mais do que uma ferramenta de higiene. Na verdade, o banho tradicional não é relaxante para todos os bebés, mas nesta banheira passará a ser.

Ficam sentados, em posição fetal, com a água a envolvê-los de uma forma que oferece mais contenção. Um banho diário nesta banheira ajuda a fazer a transição entre a vida no útero e a vida cá fora, onde o ambiente nem sempre oferece segurança e paz ao bebé.

Esta banheira foi adoptada por muitos hospitais e maternidades, em vários países, e tem cada vez mais adeptos. Os seus engenhosos criadores garantem que a banheira «torna o banho um momento agradável, desde o nascimento. O seu design assegura que o bebé relaxe na natural e familiar posição fetal».

Água quente mais tempo
O bebé pode estar submerso até aos ombros e a água mantém-se quente durante mais tempo, pois há menos superfície de água em contactos com o ar. Além disso, não é preciso gastar tanta água e é mais fácil transportar a banheira, mesmo que esteja cheia. Outra vantagem, para pais e mães inseguros, é a maior facilidade que sentem no momento do banho. A insegurança dos pais, com medo que o bebé escorregue, é de resto transmitida aos bebés. Muitos deles choram no banho por sentirem essa insegurança e ansiedade dos pais. Nesta banheira tudo é mais controlado, não há o perigo de o bebé ficar submerso ou escorregar.
Para os mais afoitos, é possível encher mais a banheira e deixar o bebé flutuar, com ajuda externa.

Segura e prática
A Tummy Tub foi projectada de forma a garantir a segurança do bebé, ou seja, não vira facilmente não só pelo seu design, mas também devido ao anel de borracha que tem na base e que oferece aderência à superfície onde estiver pousada.
Para além da Tummy Tub, já existe uma réplica: a banheira Shantala, um pouco maior e com um rebordo que facilita a acção dos pais. Deixamos-lhe um lista de contactos onde poderá obter mais informações e adquirir uma destas banheiras para o seu bebé.

Onde comprar:

Sem comentários: