Os Nossos Amigos

quarta-feira, julho 29, 2009

E se eu contrair a gripe A durante a gravidez?



As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe A (H1N1), tal como acontece com a gripe sazonal. No entanto, não há evidência que tenham maior probabilidade de contrair a infecção.

Saiba que se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população, mas é importante que consulte o médico.

Não existe actualmente vacina para esta infecção e ainda é controverso se as grávidas devem ser vacinadas. As medidas preventivas são muito importantes.

O que posso fazer para me proteger?
- Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel sempre que tosse, espirra ou alguém o faz perto de si. Deite o lenço no lixo após a utilização

- Lave frequentemente as mãos, com água quente e sabão, durante 40 a 60 segundos, especialmente depois de um espirro ou tosse. Se utilizar um gel de lavagem de mãos à base de álcool, não adicione água e espalhe o gel nas mãos até que evapore/seque

- Em ambientes muito movimentados, evite tocar nos olhos, nariz e boca, antes de lavar as mãos. O vírus também se propaga deste modo

- Evite o contacto com pessoas doentes. Reduza as suas saídas

- Se for indicada a sua utilização, use correctamente as máscaras faciais.

Quais os sintomas?
- Os sintomas da gripe A são parecidos com os da gripe sazonal habitual e incluem: febre alta, tosse, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça,irritação cutânea, arrepios e fadiga e, por vezes, diarreia e vómitos.

O que devo fazer se ficar doente?
- Se teve contacto próximo com alguém infectado com a gripe A, ou que esteja a ser tratado por exposição ao vírus, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esclareça se precisa de tratamento para reduzir as hipóteses de adoecer com a gripe:

- Se houver casos de gripe A na sua comunidade preste atenção especial ao seu corpo e ao que está a sentir.

- Se sentir sintomas ligeiros de gripe, permaneça em casa, limite o contacto com outras pessoas e telefone para a Linha Saúde 24.

Como tratar esta gripe? Posso tomar os medicamentos antivirais?
- Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante para o seu bebé. O Paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e pode ser tomado 1gr de 8 em 8 horas.
Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha Saúde 24.

- Beba água, ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar doente.

- Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem ser utilizados sob prescrição médica.

Não estão descritas complicações na grávida ou no feto com a utilização destes fármacos.
A gravidez não deve ser considerada uma contra-indicação para o uso de antivirais na profilaxia pós-exposição ou na terapêutica, devendo o tratamento ser iniciado precocemente.
Nas grávidas com suspeita de doença deve ser iniciada terapêutica, mesmo que não estejam concluídos os resultados dos testes virais.
Os maiores benefícios obtêm-se quando é iniciada nas primeiras 48 horas após o começo dos sintomas.
O fármaco de escolha para o tratamento é o oseltamivir, pela sua actividade sistémica e por existirem mais dados sobre a sua segurança em grávidas.
O esquema e a duração da terapêutica são iguais ao aconselhado para a restante população.

E se tiver estado em contacto com alguém infectado?
-Deve ser considerada a profilaxia nas grávidas com história de contacto próximo com um caso suspeito ou confirmado de gripe A (H1N1)v. Não existe uma clara
recomendação internacional sobre o fármaco ideal a utilizar nesta situação. Podem ser utilizados quer o oseltamivir, quer o zanamivir1.


Fonte: Direcção Geral da Saúde

2 comentários:

anareis disse...

Querido amigo,preciso da ajuda de todas as pessoas para o Projeto Minibiblioteca Comunitária Anareis. Estou montando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro.A campanha de doações pode doar de 10,00 a 30,00 no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou por carta(correspondencia) ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos. Qualquer doação será muito bemvinda,mande-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão usadas para compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para o projeto eu serei eternamente agradecida. Muito obrigado por sua atenção.

gralha disse...

Obrigada por este post, veio esclarecer algumas dúvidas importantes.