Os Nossos Amigos

domingo, outubro 21, 2007

Opiniões divergem sobre como lidar com os bebés

O tema é objecto de fóruns e blogues online e parece estar num impasse ninguém se entende sobre se a pele da pilinha dos bébés deve ser puxada para trás para evitar infecções e circuncisões? Há vinte anos, esta era a prática corrente. Hoje, ninguém na classe médica sabe bem.

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pediátrica (SCP) considera que a "prática de forçar ou puxar para trás a pele do prepúcio de modo sistemático é desaconselhada durante todo o tempo em que a criança usa fraldas". Mas admite que a opinião não é consensual. E justifica a recomendação com o risco de um puxão poder causar pequenas fissuras que, em contacto com a urina da fralda, cicatrizam e fazem perder a elasticidade da pele.

Já para o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, os pais devem "tentar cuidadosamente" puxar o prepúcio pouco depois de os bébés nascerem, mas sem nunca forçar. Anselmo Quaresma da Costa considera que "a melhor abordagem" é uma higiene cuidadosa, mas evitando a rasgadura que origina cicatrizes.

Consensual é que quase todos os rapazes nascem com a glande do pénis recoberta pela pele do prepúcio, que está aderente à própria glande. O processo normal de descolamento da pele ocorre nos primeiros anos de vida, sendo previsível que 80% das crianças seja capaz de retrair a pele aos cinco anos.

Quando se dá um aperto irredutível da pele, a criança pode ter de ser circuncidada, mas a SCP considera que, na maioria dos casos, este aperto resulta de um processo de espessamento anormal da pele do prepúcio, "nada tendo a ver com o repuxamento sistemático da pele".

Outra indicação médica para a circuncisão - que não tem efeitos negativos se for feita por especialistas, garante a SCP - é a criança ter tido uma infecção urinária.
Fonte: JN 21/10/07

1 comentário:

csr disse...

Era um dos aspectos que tinha receio quando soube que ia ter um rapaz. Sempre me fez muita impressão ver a minha mãe puxar a pele ao meu irmão mais novo. Falei ao pediatra antes dele nascer da hipotese da circuncisão, que foi colocada logo de lado.
O pediatra diz para não fazermos nada no centro de saúde dizem-nos para fazer. Nós optamos por, com cuidado, ir fazendo, sem pressas. A ver vamos se resulta.